Skip to main content

Reverendo Saulo Marques da Silva

In Memorian 20 de Maio 

A Paróquia da Santíssima Trindade comunica a todos que o Ofício in Memorian do Reverendo Saulo Marques da Silva, ocorrerá durante a celebração dominical no dia 20 de maio, às 11 horas. Todas as pessoas são benvindas para agradecer a Deus pela vida de nosso reverendo e trazer um abraço a família enlutada! 

Reverendo Saulo Marques da Silva

Velório

No início da tarde do dia 04 de maio, recebemos a triste notícia do falecimento do Reverendo Saulo Marques da Silva (1926-2012). Na noite do velório na Paróquia da Santíssima Trindade estiveram presentes aproximadamente um grupo de 60 pessoas para dar o adeus ao saudoso pároco e trazer um abraço amigo aos familiares e paroquianos enlutados. Na ocasião ainda ocorreu uma breve oração da noite conduzida pelo atual Reitor, Reverendo Arthur Cavalcante. 

Despedida no Sábado

No sábado (05 de maio), às 09 horas, ocorreu o Serviço Religioso (veja o boletim do culto), oficiado pelo Reverendíssimo Bispo Dom Roger Douglas Bird que trouxe um carinhoso abraço pastoral a todas as pessoas presentes. Compareceram aproximadamente 130 pessoas, entre familiares, fíeis e clérigos da Diocese Anglicana de São Paulo. Destacamos a presença do Reverendo Rogério Assis e o povo da Paróquia de São Lucas (Vila Maria), na qual o Reverendo Saulo pastoreou por duas vezes. 

A homilia foi realizada pelo Reverendo Arthur, na qual abordou o trecho bíblico de Romanos 8.31-39 e cujo tema intitulou "Quem irá nos separar do amor de Cristo?". O reverendo fez um paralelo da trajetória ministerial do Reverendo Saulo, o "nosso Saulo" e o "outro Saulo", o Apóstolo Paulo,  em três diferentes fases da vida de um servo de Deus: 1- Nas tribulações, nas angústias e perseguições; 2- Nos momentos de fome e nudez e por fim, 3- Nos momentos de perigo e de morte. 

Reverendo Saulo foi o nosso reitor entre os anos de 1968 a 1998,  tempo que compreendeu a Ditadura Militar, período muito difícil para o país e para os movimentos de Igreja. Também era uma fase de efervecência da teologia da libertação. Durante o sermão, afirmou o reverendo Arthur que " o Reverendo Saulo Marques não era um homem de grandes discursos ideológicos, ou das teologias da moda, e por isso foi olhado de lado por muitos considerados 'progressistas'. Contudo em minhas pesquisas e em contatos com gente de igreja, militantes do movimento ecumênico e com pessoas comuns, o espaço da Santíssima Trindade foi um lugar de acolhida, e de posturas consideradas subversivas. Saulo fazia o bem sem ideologias, ele fazia o bem porque o Evangelho assim o constrangia"

O cerimonial litúrgico foi conduzido de forma solene, sem perder o lado pessoal e acolhedor da comunidade local. Em uma atmosfera de muita emoção, as pessoas se depediram com uma vibrante salva de palmas durante  a passagem do cortejo conduzindo o corpo do Reverendo Saulo Marques para o Cemitério de Vila Alpina. 

Somos gratos a vida de nosso irmão, amigo e fiel pastor, Reverendo Saulo Marques da Silva. Ele esteve a frente de nossa comunidade por aproximadamente três décadas (1968-1998) e em um incansável trabalho pastoral no centro da cidade de São Paulo. 

 

VEJA MAIS SOBRE O PERÍODO DO REVERENDO SAULO MARQUES NA TRINDADE 

Breve Memorial sobre o Reverendo Saulo Marques da Silva

Reverendo Saulo Marques da Silva

Trazemos, em breves palavras, a trajetória de nosso querido Reverendo Saulo, mas isso representa uma pequena parte de seu grande ministério pastoral. Cremos que cada um de nós temos muitas histórias e testemunhos sobre a contribuição do reverendo para nossas vidas e para nossa Igreja. 

Nasceu
em 25 de março de 1926, na cidade de Rio Grande- Rio Grande do Sul.

Filho
do Reverendo João Timóteo da Silva e Sra. Tereza Marques da Silva.

Concluiu
seus estudos acadêmicos no Seminário de Porto Alegre, sendo ordenado ao
diaconato no dia 14 de fevereiro 1950.

Foi
coadjutor do Reverendo Vergara na Paróquia da Santíssima Trindade, em São
Paulo. 

Em
1951, Casou-se  com Ruth Del Nero e com
quem teve 2 filhos: João e Priscila.

Trabalhou
em Registro/SP onde dirigiu a construção da capela de Cristo Rei.

Assumiu em 1956, a Paróquia de São Lucas, em Londrina, sendo o primeiro ministro
brasileiro a atender uma congregação de origem japonesa. Igualmente atendeu as
missões em Rolândia, Apucarana e  a
Missão de São Bartolomeu, em Paranaguá.

Em 1960
parte para Brasília onde inicia a Missão da Ressurreição, hoje Catedral
Anglicana de Brasília. 

 

Congresso da Juventude da  Igreja Episcopal

 

Assume
a Paróquia de São Lucas (1964), em São Paulo.

Trabalhou
como pároco associado da Paróquia da Santíssima Trindade e em 1970 foi eleito
como Reitor da Igreja e desempenhou seus trabalhos até 1999. Nesse período
trabalhou para estabelecer o Centro Comunitário Parque Belém o qual pertencia a Paróquia da Santíssima Trindade até ser entregue para a Catedral de St. Paul's. 

 

Parque Belém dedicação e trabalho do Reverendo Saulo Marques

Encontro com o Papa João Paulo II

 

Assumiu
logo após a Paróquia de São Lucas onde permaneceu por muitos anos. Sua
trajetória pastoral contempla o exercício de muitos cargos diocesanos e
sinodais e em especial, destacamos o seu apoio ao movimento ecumênico.

Somos solidários com sua esposa Rute Del Nero, sua filha Priscila, e seus
netos Andrea, Fábio e Débora. Nos últimos anos de vida, o Reverendo Saulo,
integrava nossa Equipe Pastoral, como reconhecimento de sua larga experiência
pastoral e igualmente por sua grande amizade com nossos paroquianos e
paroquianas. E nos momentos muito lúdicos quando integrava o Coral Trindade
juntamente com antigos e novos amigos. 

 

Mensagens para Família do Reverendo Saulo

Aniversário 2011 Reverendo Saulo com Ruth, Priscila, Fábio, Andrea e Débora

 

 

Selecionamos algumas mensagens enviadas para Paróquia da Santíssima Trindade nesse momento de grande perda para nossa Igreja: 

 

Rev. Saulo foi um homem de Deus, um grande pastor e missionário da IEAB. Que ele descanse na paz de Deus. Dom Roger Bird (Bispo da Diocese Anglicana de São Paulo)

A Diocese Anglicana de Pelotas solidariza-se com os familiares e amigos do Rev. Saulo, um verdadeiro homem de Deus, cujo testemunho de fé e amor é inquestionável. Ao longo de vários anos serviu ao Senhor da Igreja com verdadeira consagração, o seu cuidado pastoral  e espírito missionário um exemplo para muitos clérigos. Lembraremos sua memória na celebração de abertura do concílio, amanhã.  Com nosso abraço fraterno. Dom Renato Raatz (Bispo da Diocese Anglicana de Pelotas)

Um grande ser humano, grande homem, grande sacerdote. Somos gratos a Deus pelo tempo em que nos brindou com a presença do Saulo entre nós. Deus abençoe ricamente a todos seus queridos. Um grande abraços fraternal a todos e todas, com nossas orações, Dom Naudal Gomes (Bispo da Diocese Anglicana de Curitiba)

Retornando da reunião conciliar, da Meridional em Canoas, RS, tomo conhecimento da partida de um dos mais ilustres filhos do quadro clerical da IEAB. Seu pioneirismo em Brasilia, sua dedicação total  a Nosso Senhor Jesus Cristo, logo estendo a Ruth, sua Filha Prisicla, netos, minha oração iontercessoria pelo Rev. Saulo, na certeza que está sendo recebido  com o galardão conquistado aqui , lá nas hostes celestiais, que a nossa fé nos sustente e a misericórdia nos ampare, a bênção de Deus seja convosco. Dom Clóvis Erly (Bispo Emérito da IEAB)

Lamento muito a perda do meu corajoso companheiro Rev. Saulo e desejo escrever uma carta à esposa, Ruth... Dom Edmund Knox Sherrill (Bispo Emérito da IEAB)

Receba e transmita à família e à comunidade meus sentimentos. Que o Deus de nosso irmão Saulo os abençoe a todos.
Em Cristo! 
Sra. Selma Rosa Presidente da Câmara de Clérigos e Leigos da IEAB 2012

Paz e Bem! Elevamos nossas orações a
Deus agradecidos pela vida e ministério do Rev Saulo, que sempre será lembrado
aqui em Brasília pela ousadia
missionária, sendo ele o pioneiro da presença Anglicana no Distrito Federal. Ele foi um grande dom que Deus
nos deu, a nós e aos seus queridos por quem oramos e rogamos o conforto e
amparo de Deus nesta hora. Na comunhão dos santos
estaremos juntos celebrando todos os dias, nosso louvor, nossa fé e ações de
graças por termos o privilégio da convivência deste irmão entre nós! Abraços fraternos no Senhor da
Vida! 
Revda. Magda Guedes Pereira (Deã da Catedral da Ressurreição- Brasília -DF)

Grande Saulinho! Deus o tenha no seu celeste Reino e a nós, conceda fortalecimento no testemunho de sua dedicada vida ao Senhor e aos semelhantes. Sentimentos à estimada família. Rev. Cônego Joel da Silva Soares - Diocese Meridional

Soubemos ontem pela Andrea do falecimento do Rev. Saulo. Temos por ele e pela família muita amizade. Sr. Edgar e Elisa Camargo (paroquianos da Trindade) 

Transmito minhas condolências aos paroquianos da Santíssima Trindade e São Lucas, bem como, aos familiares do Reverendo Saulo Marques.Foi por intermédio de Dorothy Cross, filha de Anne Cross, paroquiana da Santíssima Trindade, que tive a oportunidade de conhecer o rev. Saulo em 1987. Abraços fraternos, Carlos Eduardo de Lima (Distrito Missionário Anglicano)

O MOFIC e a CONAC se solidarizam, nesse momento de dor, com a família e com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.Nossa gratidão a Deus por ter nos dado o Rev. Saulo como homem do diálogo e pelo seu testemunho incansável de pastor.  Pe. José Bizon (Casa da Reconciliação- MOFIC)

Que a paz e o amor de Cristo Jesus conforte a familia enlutada!
E´ com pesar que recebemos a nota de falecimento do Rev. Saulo, pois na decada de 90 estive muito próximo a ele e a comunidade "Esperança" da IPU, que congregava no domingo a tarde no templo da Santíssima Tindade, muitas foram as vezes que estivemos juntos e trocamos de pulpito. 
Que o Espirito Santo possa confortar aos familiares e que todos que o conheceram possam testemunhar seu comprometimento com o Evangelho e o trabalho ecumênico.  
Rev. Tercio P. de Almeida (Igreja Presbiteriana) 

Have many wonderful , special memories with Rev. Saulo and his family! A wonderful friend to my family! 
My father consecrated Bishop at Santissima Trindade, and I was confirmed there. I have always had tremendous respect for him. One of the most genuine, true, humble and faithful servants of God I have ever met. My father will be so happy to see him again!  
Sra. Ruth Sorge (filha do Bispo Elliot Sorge)


AnexoTamanho
Saulo Marques.pdf257.6 KB