Skip to main content

Relatório sobre Encontro Religião e AIDS em São Paulo


III ENCONTRO ESTADUAL AIDS E RELIGIÕES: SEXUALIDADE E ESPIRITUALIDADE FRENTE À SAÚDE


O III Seminário de Aids e Religiões pôde contribuir para a reflexão sobre as potencialidades e fragilidades que o trabalho com essa temática traz para o enfrentamento da epidemia do HIV/Aids. Foi possível ver o avanço do processo nesses nove anos de existência do GT Aids e Religiões no Estado de São Paulo e a diversidade de experiências que estão sendo desenvolvidas, tanto por parte dos religiosos como dos Programas Municipais de DST/Aids. Durante esses vários anos novos municípios do Estado de São Paulo começaram a lançar mão dessa importante estratégia constituindo uma rede que se multiplica em parecerias bastante profícuas.


A universidade também tem se aproximado desse tema e trouxe dados sobre a sexualidade de jovens de diversas tradições religiosas, contribuindo para desmistificar alguns estereótipos e também para levantar a reflexão sobre até que ponto os dogmas influenciam de fato no comportamento sexual dos adeptos de cada religião.


O grupo apontou alguns tópicos que merecem aprofundamento como:


» A questão da relação entre as religiosidades tanto dos profissionais de saúde, como dos usuários dentro dos serviços de atendimento ao HIV/Aids. Muitos preconceitos ainda precisam ser desconstruídos em prol da convivência interreligiosa.

» O serviço de assistência religiosa e suas influências no tratamento e na prevenção positiva. Os cuidados a serem tomados pela instituição ao receberem os religiosos que precisam observar as regras de biosegurança, mas que também tem direito de prestar assistência aos usuários que solicitarem tal apoio.


» O diálogo sobre diversidade sexual, que ainda encontra muitos obstáculos, havendo divergências de posturas dentro das diversas tradições religiosas. Gostaríamos de agradecer a todos os coordenadores de mesa, palestrantes e aos 180 participantes do Encontro, que garantiram o sucesso do evento.

Desta forma, acreditamos na importante continuidade do Grupo de Trabalho Aids e Religiões como um espaço de desenvolvimento de tecnologia e partilha de experiências possíveis para o desafio que é a prevenção e a assistência às DST/Aids junto às lideranças religiosas.


 


Matéria do Site da Secretaria de Saúde de São Paulo: http://www.crt.saude.sp.gov.br/content/wrucrecewu.mmp