Skip to main content

Diversidade sexual

Paróquia da Santíssima Trindade 

 

 

I N T E G R I D A D E

Sexualidade e Fé

“Defender a igualdade sempre que a diferença gerar inferioridade e defender a diferença sempre que a igualdade implicar em descaracterização”.

(Boaventura de Sousa Santos)

Olá! Somos uma Paróquia pertencente à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e estamos presentes no Centro de São Paulo desde 1924. Em nossa caminhada, ao levar o Evangelho durante todos esses anos, amadurecemos em relação a muitos temas, dentre os quais, destacamos aqui a orientação sexual.

São Aelred, Patrono do IntegridadeSanta Perpétua e Santa Felicidade

 

 

 

Nossos fiéis abrem as portas do templo da Paróquia da Santíssima Trindade para acolher com respeito e dignidade a todas as pessoas independente de sua orientação sexual. A partir da elaboração do Planejamento Paroquial 2005 a Igreja da Trindade se auto proclama:

Somos uma comunidade anglicana localizada no Centro da Cidade de São Paulo e “marcada pela diversidade de idade, étnica, de orientação sexual e de origens denominacionais”. Procuramos como anglicanos e anglicanas exercitar o amor mútuo que procura enfatizar o que temos em comum, respeitando sempre o jeito de ser da outra pessoa. Com toda a certeza esse ‘exercício comunitário’ é exemplo da presença de Cristo em nosso meio e que se torna um bom testemunho -‘luz e sal’- para a sociedade da qual fazemos parte.

Nosso papel entre outros, estabelecido no Planejamento Estratégico Paroquial é de continuar acolhendo a comunidade LGBTT em nossos cultos, nas atividades comunitárias e no serviço ao próximo.

São Nearco e São Polieucto

 

São Baco e São Sérgio

 

Muitos nos procuram com intuito de encontrar um espaço seguro para praticar sua espiritualidade sem ser alvo de constrangimentos ou de exposição da privacidade em relação a sua orientação sexual. Recebemos em nossa Paróquia, nos últimos anos, pessoas oriundas de diversas igrejas nas quais não puderam ser respeitadas como filhos e filhas de Deus.  Aqui puderam resgatar a dignidade de ser o que são.

Ícone de Harvey Milk

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil tem se colocado a favor da acolhida plena de todas as pessoas, independente da orientação sexual, em sua membresia e liderança eclesiástica.  

Você poderá participar de nossos cultos para Adorar, fazer suas Orações, ler e ouvir a Palavra de Deus e receber das mãos de nossos ministros/ministras a Santa Comunhão juntamente com todos os fiéis da Igreja.

SAIBA MAIS SOBRE INTEGRITY

ATIVIDADE PASTORAL E COMUNITÁRIA

A Pastoral Integridade acolhe e organiza ações que discutem o tema Sexualidade e Fé dentro e fora do espaço religioso. Dentre as atividades destacamos:

  • Aconselhamento pastoral;
  • Estudos Bíblicos;
  • Reuniões de Diálogo sobre Sexualidade, Relações de Gênero e Fé;
  • Reflexões Teológicas sobre a Bíblia e Sexualidade;
  • Participação de Debates Promovidos por Entidades Ligadas aos Direitos Humanos;
  • Grupos de Apoio;
  • Participação em Movimentos Sociais em Defesa dos Direitos Humanos.

 

CONTATOS

Caso deseje um primeiro contato com a nossa Paróquia basta enviar um email pelo trindade@trindade.org ou por telefone através do número 11- 36678161.

SITES E VÍDEOS

Grupo de Pais de Homossexuais

Eles São Assim...

SUGESTÕES DE TEXTOS

Uma Catequese sobre Homossexualidade (Bispo Jack Spong e Bispo Jack Lee: Escrita a pedido do Arcebispo da Cantuária George Carey)

Uma Abordagem Teológica-Antropológica da Sexualidade na Bíblia (Reverendo Humberto Maiztegui Gonçalves)

Sobre a Sexualidade (Bispo Celso Franco de Oliveira) 

http://sn.ieab.org.br/2011/05/12/ieab-em-respeito-a-decisao-do-stf/