Skip to main content

Preparando-se para o Sínodo da IEAB

Que Esperamos do Sínodo da IEAB?

*Por Dermi Azevêdo

Dermi AzevedoEstamos às vésperas de mais um Sínodo da IEAB. Como leigos esperamos que a Reunião Sinodal afirme e reafirme a identidade eclesial, definida nos Credos Apostólico e Niceno, e que a Igreja seja sempre mais:

Uma Igreja- Isso significa reafirmar o seu caráter de comunidade do Povo de Deus, de unidade na diversidade. De servidora da paz e da justiça.

Sínodo e Confelíder

Cristã- Fiel à pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Ele é Alfa e Ômega de toda ação da comunidade cristã.

Evangelizadora- Evangelizar não significa em nosso ponto de vista, tentar fazer proselitismo, fazer tudo para aumentar a quantidade de membros, utilizando-se todo e qualquer meio nesse sentido. Evangelizar, já lembrava Paulo VI, quer dizer marcar uma presença efetiva nos lugares e nos espaços em que exista o potencial articulador de educação da fé. Influir, nos ambientes, por meio do testemunho pessoal, grupal e comunitário

Recanto Betânia palco do Sínodo e Confelíder 

Que procure ser um sinal de libertação. Esse conceito relaciona-se diretamente com o modelo de uma Igreja Povo de Deus. Sem deixar de considerar a dimensão organizativa e hierárquica.

Libertadora- Fator de emancipação do se humano diante de todas as opressões que sofre cotidianamente. Diante da opressão do mercado, da opressão do Estado, da opressão dos falsos “valores” que caracterizam esta época de pós-modernidade. Enquanto houver fome, miséria, violência, tortura, consumismo desenfreado, e enquanto predominar o processo de mercantilização do ser humano estará sempre presente para a Igreja o desafio de anunciar “um novo céu e uma nova terra.

Recanto Betânia palco do Sínodo e Confelíder

Inclusiva- O espaço da IEAB deverá continuar aberto para todos os homens e todas as mulheres de boa vontade independentemente de sua situação material, de suas opções políticas e ideológicas de sua orientação sexual ou de qualquer outra característica e identidade.

Crítica do poder- É dever da Igreja assumir sempre uma posição crítica diante do fenômeno do poder. É claro que não existe nem uma instituição em que as estruturas de poder sejam descartadas. Elas existem com a nossa participação ou sem ela. O poder pode ser mais ou menos isonômico. Quanto mais participativo, mais democrático.

Recanto Betânia palco do Sínodo e Confelíder

Igreja de hierarcas servidores- É quase insuportável verificar que, em pleno século XXI, ainda persistem nas igrejas cristãs estruturas que supervalorizam a hierarquia e que subestima o serviço ao povo de Deus. É hora de reafirmar o sacerdócio universal dos fiéis.

Uma igreja com rosto feminino- Todos sabem que a Igreja foi uma das instituições que mais esmagaram a pessoa da mulher durante dezoito séculos de opressão. Nesse sentido, a IEAB deve continuar dando exemplo de uma comunidade em que as mulheres exercem uma verdadeira participação corresponsável com os homens.

Recanto Betânia palco do Sínodo e Confelíder

Uma Igreja rebelde- A IEAB está desafiada a praticar atos permanentes de rebeldia diante das mentiras que, em nome de Jesus são cometidas todos os dias. Os supermercados da fé tornam novamente atual a frase de Marx que apontava a religião como ópio do povo. Basta de ver a pessoa de Jesus confundida com sabonetes, bijuterias e outros produtos de consumo, no atual bazar mediático. Muitos profetas, mártires e santos precisam voltar para os dias de hoje por meio de nossas ações. Pedimos a Jesus que venha nos ajudar a expulsar os atuais vendilhões do templo.

 * Dermi Azevedo é jornalista, cientísta político, articulador da Desmond Tutu e membro da Paróquia da Santíssima Trindade. Email: dermi508@gmail.com