Skip to main content

Campanha Primavera Para Vida- Entrevista com Ester Lisboa

"IGREJAS ASSUMEM CADA VEZ MAIS SEU PAPEL DIANTE DO DESAFIO DO MEIO AMBIENTE, COM JUSTIÇA SOCIAL” DIZ ESTER LISBOA DA CESE E KOINONIA.

JORNALISTA DERMI AZEVEDO ENTREVISTA ESTER LISBOA

 
Dermi Azevedo A consciência da relação umbilical entre democracia, direitos humanos e desenvolvimento humano, a partir do compromisso das igrejas cristãs, será a tônica central das atividades de lançamento da “Campanha Primavera para a Vida", da coordenadoria ecumênica de serviço (CESE), e será realizada a partir do próximo dia 24/09. A CESE, com sede em Salvador (BA), é uma das principais organizações de caráter nacional na área da promoção desses valores.

Ester LisboaA seguir, em entrevista o jornalista Dermi Azevedo, da IEAB, a assistente social  Srª.Ester Lisboa, uma das coordenadoras dessa jornada, da organização ecumênica Koinonia, destaca a crescente conscientização das igrejas e dos cristãos brasileiros, diante da integralidade dessa luta, da qual depende a sobrevivência da própria humanidade. 
 
 O que incluirá o lançamento da CPPV?
Leonardo BoffIncluirá a participação de líderes das igrejas cristãs brasileiras, comprometidas com a dimensão ecumênica da ação pastoral; um diálogo - palestra do teólogo Leonardo Boff, debates para a definição das perspectivas do engajamento ecumênico desse campo, além de um jantar de confraternização para 250 convidados.
É o décimo primeiro ano em que se realiza a campanha mas é a também a primeira vez que ela é lançada fora da sede da CESE na Bahia, São Paulo foi escolhida para o lançamento pela sua importância estratégica. Dessa iniciativa deverão surgir muitas outras patrocinadas pelas igrejas membros da CESE e por outros parceiros, nessa mesma  direção.
 
Em termos práticos o que visa a campanha?
A campanha visa não apenas conscientizar as comunidades eclesiais para a importância e urgência do tema como também mobilizar recursos financeiros que ajudem a CESE e a suas igrejas membros a darem uma resposta cada vez mais positiva à causa da justiça social como desenvolvimento humano e sustentável, por meio dos projetos executados ou em fase de implementação. O tema do lançamento e da própria campanha
 
Qual a dinâmica própria das campanhas da CESE?
CESEAs campanhas da CESE mobilizam não apenas os agentes financiadores do exterior, mas também e principalmente os movimentos sociais, as entidades de direitos humanos e a opinião pública das próprias igrejas. A CESE não executa projetos ela financia projetos. 
 

O que vem caracterizando o avanço do movimento ecumênico brasileiro em torno dessas questões socioambientais?
Campanha Primavera para VidaTrata-se de uma campanha ecumênica porque além de incluir um diálogo religioso, traduz-se também em ações concretas e transformadoras. Um dos métodos de trabalho adotados pela CESE é o reconhecimento das diferenças entre os atores do processo e portanto, fortalecer todo esse trabalho. Se ecumênico no Brasil hoje é trabalhar de forma cooperativa em projetos de interesse comum.
 
O que mais caracteriza a ação da “Campanha Primavera Para a Vida”?
O propósito único é o de fortalecer as relações ecumênicas com base na dimensão profética da justiça social. Ou seja, fortalecer o trabalho comum com o respeito Às diferenças e a identidade de cada denominação de cada entidade participante.
 
E o que a opinião publica deveria debater e aprofundar?
 
Trata-se de entender a estreita relação entre os valores religiosos e a linha da justiça social em todos os níveis, a começar pelo ambiental.

Acesse para mais informações

Local: Paróquia da Santíssima Trindade

Data e horário: 24 de setembro às 19h (Palestra Leonardo Boff)

25 de setembro às 10 h (Celebração)