Skip to main content

Reverendo Samuel de Souza in Memorian


Na última quarta-feira (08 dezembro) ocorreu um culto in memorian ao Reverendo Samuel de Souza no espaço chamado Ágora, no Conjunto Residencial da USP (CRUSP).


Culto in Memorian CRUSP


O culto foi promovido pela Paróquia da Santíssima Trindade com direção do Reverendo Arthur Cavalcante e do cantor Xico Esvael. Estiveram presentes membros da Diocese de São Paulo, Dom Roger Bird, Reverendo Francisco César, Reverenda Valéria e Reverendo Clifford Charles.


Culto in Memorian no CRUSP


Estiveram presentes também familiares do reverendo Samuel, colegas do CRUSP, alunos da universidade e funcionários da USP.


O culto foi iniciado com as canções de MPB interpretadas pelo Xico Esvael. Aos poucos iam se aproximando as pessoas para participar das orações.


Familiares e estudantes tiveram oportunidade de dar testemunhos sobre a convivência com o Samuel.


Culto in Memorian no CRUSP


O Reverendo Arthur, em conversa com estudantes e amigos de Samuel de Souza, ouviu o comentário mais uma vez que houve omissão a prestação de socorro por parte da USP. 


Samuel de Souza USP


No mesmo dia do culto, a Universidade de São Paulo colocou em seu site uma abertura de sindicância administrativa " (...) para apurar os fatos e circunstâncias da morte do estudante Samuel de Souza, ocorrido no dia 2 de dezembro. A Comissão terá o prazo de sessenta dias para a conclusão dos trabalhos".


 
DEPOIMENTOS


Em nota a Secretária da CESE, Srª Eliana Rolemberg deu seu testemunho sobre o Reverendo Samuel de Souza:


Reverendo Samuel de Souza no Sínodo em Curitiba


CESESamuel veio de Juazeiro para Salvador. Estudou no ITEBA- Instituto de Educação Teológica da Bahia e foi quem o indicou para trabalhar na CESE. Em novembro de 1992 foi contratado como recepcionista e em dezembro de 1994 foi promovido a auxiliar do Centro de Documentação. Em outubro de 1995 partiu em busca de um sonho que sempre o acompanhou: estudar! Deixou sua marca - a inteligência, a luta pela vida, pois houve época em que chegou a dormir em construções, em cima de madeiras, mas foi em frente e venceu. Lutou também contra preconceitos. Foi maravilhoso quando o encontrei em São Paulo, num evento da IEAB e ele me contou que era reverendo e estava feliz! Se prontificou a cuidar das publicações da CESE que havia levado para o encontro e falamos muito de Salvador, do ecumenismo, da vida.    Foi triste saber de sua morte no campus da USP. Ele seguia na busca do sonho: estudar!"


A Presidente da Câmara de Clérigos (as) e Leigos (as) da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Srª Selma Rosa, enviou mensagem lamentando a morte do Reverendo Samuel de Souza dizendo que:


" (...) Embora não o tenha conhecido, era irmão nosso, presbítero da IEAB e entendo que tudo deva ser esclarecido.         Ao Revdo. Arthur, que tem acopanhado mais de perto a situação, manifestamos nosso cuidado e apoio.         Paz!".


LITURGIA IN MEMORIAN


Segue no anexo abaixo a Liturgia in Memorian do Reverendo Samuel de Souza para simbolizar o carinho dos amigos e amigas que ele deixou...


 

AnexoTamanho
Liturgia in Memorian de Samuel de Souza.pdf103.92 KB