Skip to main content

Declaração Universal dos Direitos Humanos


Litania para Comemoração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos


10 de dezembro de 1948


 


Em Paz Oremos ao Senhor.


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos... Artigo I”. Passaram décadas da aprovação da Declaração Universal e ainda vivenciamos em muitos lugares a exploração do ser humano pelo seu semelhante. Ainda não entendemos que somos irmãos e irmãs e compartilhamos do amor de um mesmo Pai. Livra-nos ó Deus do mal e ajudamos a transformar o mundo!


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


“Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outras. Ninguém pode ser, arbitrariamente, privado de sua propriedade. Artigo XVII”, mas em nosso país há muita gente que não pode ter sua moradia para viver com dignidade. Livra-nos ó Deus do mal e ajudamos a transformar o mundo!


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


“Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, às condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego... Artigo XXIII”. Sabemos que temos avançado nas questões de trabalho no Brasil. Temos ainda em nosso meio, irmãos e irmãs, sem trabalho, famílias inteiras sem oportunidades de emprego. Quando se tem acesso ao trabalho, o nosso salário mal dá para alimentação, saúde, moradia, educação e lazer. Livra-nos ó Deus do mal e ajudamos a transformar o mundo!


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


“Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados. Artigo XXVIII”. Assistimos todos os dias à violação dos Direitos Humanos. Somos testemunhas das mortes e destruições entre os povos. Somos testemunhas da opressão de governos autoritários pelo mundo. Somos testemunhas das imensas desigualdades sociais. Livra-nos ó Deus do mal e ajudamos a transformar o mundo!


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


O Reino pregado por teu Filho Jesus Cristo é de Justiça e Paz. Todas as pessoas devem ter oportunidade de levarem uma vida digna e serem igualmente respeitadas em seus direitos. Livra-nos ó Deus do mal, pois queremos com a tua ajuda transformar o mundo!


               Deus em tua Graça, transforma o mundo.


 


Litania elaborada por Arthur P. Cavalcante e responso inspirado na Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas 2006.