Skip to main content

Evangelista São Marcos


Marcos Evangelista – 25 de abril


Por William Steinmetz*


William SteinmetzNeste dia os cristãos celebram Marcos evangelista, sobre o qual há algumas referências bíblicas e muitas dúvidas.


Reza a tradição que, depois da morte do Apóstolo Pedro, Marcos saiu de Roma e foi pregar no Egito, onde foi martirizado.


Em Atos 12:12, descobrimos que a casa da mãe de “João, cognominado Marcos” era utilizada pelos cristãos de Jerusalém como lugar de congregação e oração e possivelmente o lugar onde Jesus celebrou a última Ceia.


São Marcos, Evangelista


A Bíblia também nos diz que Paulo e Barnabé viajaram da Antioquia a Jerusalém e retornaram com Marcos (12:25), que os acompanhou “como auxiliar” na primeira viagem missionária deles (13:5). Mas acontece que Marcos abandonou o projeto e voltou cedo para Jerusalém (13:13). Depois, quando Paulo e Barnabé estavam prestes a saírem numa segunda viagem missionária, Barnabé sugeriu chamar Marcos, mas Paulo o achou irresponsável, então resolveram fazer duas viagens separadas: Barnabé com Marcos e Paulo com Silas (15:36-40). Porém, com o passar do tempo, parece que Marcos se tornou digno de maior confiança por parte de Paulo, que pediu para que “o primo de Barnabé” fosse acolhido pela comunidade (Colossenses 4:10) e, mais adiante, disse que lhe “é útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11).


O próprio Apóstolo Pedro se refere a um colega de trabalho como “meu filho Marcos” (1 Pedro 5:13). Temos ainda a fonte de Papias de Hierápolis, escritor do século II que descreve as origens dos Evangelhos e relata que Marcos era “intérprete” de Pedro e que escrevia (“mas sem respeitar a ordem certa”) as histórias que ouvia das pregações de Pedro sobre a vida e os ensinamentos de Jesus.


Num trecho do Evangelho de Marcos sobre a prisão de Jesus (14:51 e ss) consta que “seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.” Supõe-se que este jovem era o próprio autor, pois não valeria a pena mencionar este detalhe se não o fosse.


Embora seja natural acreditar que o João-Marcos em Atos dos Apóstolos é o próprio evangelista Marcos e intérprete de Pedro (a liturgia da Igreja geralmente faz a mesma ligação), devemos lembrar que em Latim o nome “Marcos” está entre os mais comuns e que é bem possível que as duas figuras eram duas pessoas diferentes.



Muitos acreditam que a estrutura e narrativa do Evangelho de Marcos, o primeiro e mais curto e mais simples que os outros, dão ênfase à morte de Jesus e à influência paulina da “teologia da cruz”. Outro aspecto marcante deste Evangelho seria o uso do “segredo messiânico”, segundo o qual Jesus diz às testemunhas para não contarem a visão a ninguém, até que o ele ressuscite dos mortos.


O símbolo de Marcos Evangelista é o Leão, geralmente alado, pois a sua narrativa começa com o choro de João Batista no deserto (onde ruge o leão). Outra visão designa Marcos como boi, porque ele retrata Cristo o servo, sempre perseverante no trabalho para o qual foi enviado.


(Fonte: James Kiefer)


Oremos.


Agradecemos-te, ó Deus, pela vida e obra do evangelista Marcos, que – inspirado por teu Espírito – seguiu sua consciência, saiu da sua terra e perseverou até realizar o projeto ao qual se sentiu chamado. Graças ao testemunho dele, temos o grande privilégio de melhor conhecer teu filho, Jesus, nosso Salvador. Faze com que possamos nós também perseverar no projeto de vida para o qual fomos criados, até realizá-lo, em benefício das gerações vindouras e para a glória do teu Nome. Amém.


*William Steinmetz- é postulante às Sagradas Ordens da Diocese Anglicana de São Paulo e atualmente é estagiário na Paróquia da Santíssima Trindade.