Skip to main content

Pastor Anglicano Fala da Violência Contra Mulher


O Site Trindade com exclusividade entrevista o Deão da Catedral Anglicana do Recife sobre o lançamento do Livro Até Quando?  pela Editora Ultimato. O livro trata de um problema bastante presente em nossa sociedade que é a violência contra a mulher.


1-Por que lançar um livro sobre essa temática? Qual a bagagem trazida pelos autores para trabalhar esse tema?


Reverendo Sérgio AndradeReverendo Sérgio Andrade- Este livro nasceu de uma pesquisa realizada na região metropolitana do Recife com mulheres, pastores e líderes evangélicos no final do ano passado. Diversos indicadores sociais revelam o crescimento da violência contra a mulher, particularmente em Pernambuco. Tal realidade, presente também nas igrejas, nos conduziram a escrever este livro. Os autores atuam com projetos neste tema desde 2002.



2-Qual o público que o livro deseja atingir? Quais são as expectativas?


Reverendo Sérgio Andrade- Nosso alvo principal são pastores e pastoras, além de líderes homens e mulheres das igrejas evangélicas. Há pouco material educativo disponível para as igrejas que aborde esta temática a partir de uma leitura bíblica que considere os diferentes contextos de violência e os direitos destas mulheres.  Também pretendemos realizar um trabalho específico com as mulheres para que elas tenham informação e formação nestas áreas.


 Livro Reverendo Sérgio Andrade


3-Em breves palavras, quais as orientações que você pessoalmente daria para nossos pastores, em especial anglicanos, ao lidar com situações de violência para com alguma fiel de sua comunidade de fé?


Reverendo Sérgio Andrade- É preciso avançar muito nas igrejas quando o assunto é a violência praticada por parceiros íntimos contra a mulher. Há uma ênfase considerável de tratar este assunto a partir da espiritualização e privatização do mesmo. Aos pastores diríamos que é importante buscar maior conhecimento sobre o tema, atuar com cautela e compreender que é possível apoiar a mulher sem vitimizá-la ou colocá-la numa posição de maior vulnerabilidade.


Afirmamos ainda que é preciso aproximar as igrejas locais de outros atores sociais para que políticas  públicas  de defesa dos direitos das mulheres seja efetivadas.


Catedral Anglicana da Santíssima Trindade


 4-Você deixaria alguma mensagem final sobre o livro?


Reverendo Sérgio Andrade- Cremos que este livro pode apoiar a dinâmica das igrejas e dos ministérios pastorais quando o assunto for a violência contra a mulher. Gostaríamos de incentivar as pessoas para aquisição de pelo menos um exemplar para si e seus líderes.



* Reverendo Sérgio Andrade- é Deão da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade na Cidade do Recife e trabalha em DIACONIA. Email  sergioandrade@diaconia.org.br


 


INFORMAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO


A Editora Ultimato acaba de lançar o livro "Até quando?", sobre a violência praticada por parceiros íntimos contra a mulher e o papel pastoral diante desta realidade.Os autores são Aillen Carroll e o reverendo Sérgio Andrade. 


Este livro será de grande impacto para sua vida pessoal e para sua igreja. Pastores, líderes, seminaristas, homens e mulheres das mais diversas comunidades evangélicas devem ter acesso a textos tão provocativos, bíblicos e coerentes. 


Leia breves trechos da publicação e adquira o seu exemplar:


"A mulher, em diversas ocasiões, acredita que existe alguma coisa que pode ser feita para consertar o homem ou a situação. Esta esperança é alimentada pelo remorso e aparente arrependimento do parceiro".


"A forma como a igreja ou comunidade religiosa trata as questões relativas ao conceito de submissão e perdão e os papéis do homem e da mulher nas relações de gênero, em geral, favorecem a interiorização por parte da mulher de que a violência é aceitável no casamento".


Em Recife, você pode adquirir seu exemplar na Livraria Luz e Vida.


Em outras cidades do Brasil, acesse o site: http://ultimato.com.br/blogs/ate-quando/